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Dataci desenvolve ferramentas que facilitam o trabalho durante o isolamento social


O Portal Covid-19 acaba de ganhar novos conteúdos.







Com a suspensão das atividades administrativas da Prefeitura e a determinação de isolamento social devido a pandemia do Coronavírus, a Companhia de Tecnologia da informação de Cachoeiro – Dataci vem desenvolvendo diversas ferramentas para que os trabalhos internos do Governo não sejam paralisados e que a população possa ser atendida de forma online visando evitar a aglomeração.


Portal Covid 19 – Cachoeiro

O Portal Covid-19 Cachoeiro, que reúne informações oficiais sobre a doença e as ações de enfrentamento da pandemia no município, acaba de ganhar novos conteúdos.


Lançada pela Prefeitura, na última semana, a plataforma digital desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro - Dataci, agora, apresenta um gráfico da evolução de casos confirmados na cidade, desde o dia 17 de março, quando foi feito o primeiro registro.


Também foi adicionada a aba “Isolamento Social”, em que o internauta pode conferir, dia a dia, o índice alcançado pelo município, desde que a taxa começou a ser medida, pelo governo estadual, em parceria com as operadoras de telefonia móvel.


Outra área inserida no site são “Outros dados”, em que estão disponíveis informações sobre o quantitativo de denúncias feitas pela população via Disk Aglomeração (153), divididas em categorias, e as denúncias já apuradas.


Nessa mesma aba, podem ser conferidos os lugares onde são realizadas as barreiras sanitárias e educativas e os números de veículos e pessoas abordadas nessas ações de cunho preventivo.


No Portal Covid-19 Cachoeiro, que pode ser acessado pelo endereço www.cachoeiro.es.gov.br/covid19, os cachoeirenses também encontram números de casos confirmados e curados da doença; óbitos decorrentes da enfermidade; taxa de ocupação de leitos; regras para as atividades econômicas durante a pandemia; decretos que amparam as medidas de enfrentamento; contratos emergenciais; além de poderem registrar denúncias no Disk Aglomeração.


Sala Virtual Educação

Os estudantes das turmas da pré-escola e do ensino fundamental, da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, já podem acessar os materiais didáticos e pedagógicos on-line, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). As atividades estão no Portal do Aluno, ferramenta virtual do sistema de gestão escolar Educ@ci, na opção “Sala Virtual”. Divididos de acordo com o ano escolar respectivo, os exercícios têm por objetivo possibilitar a continuidade do ensino para os alunos, mesmo no período de isolamento social – medida adotada para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Todas as atividades são extracurriculares, ou seja, não fazem parte das atividades obrigatórias anuais das escolas.


App Todos Juntos

A Ouvidoria Geral de Cachoeiro de Itapemirim lançou o aplicativo de celular “Todos Juntos”. A disponibilização da nova plataforma, que já estava prevista para acontecer neste ano, foi adiantada devido ao surgimento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).


Por meio do aplicativo, a população pode realizar todos os tipos de manifestação já presentes no Portal do Cidadão, havendo o acréscimo de algumas funcionalidades. Dentre elas, está um questionário com informações sobre o novo coronavírus, que contribuem para orientar os cidadãos sobre os procedimentos de saúde a serem adotados.


Para utilizar o aplicativo, que foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim - Dataci, basta baixá-lo, gratuitamente, pela loja virtual de qualquer celular, e realizar o cadastro.

 

Apoio nas Lives para exercícios físicos em casa - SEMESP

Tendo em vista, o fechamento temporário dos espaços públicos de esporte e lazer por motivos da pandemia do coronavírus, a SEMESP criou página no Youtube para que os professores possam publicar seus vídeos e fazer com que os munícipes principalmente os que estão no grupo de riscos, “idosos”, que não podem se locomover aos espaços públicos, núcleos ou academias para prática de suas atividades físicas diárias, possam através de orientação profissional em ambiente virtual, praticá-las em casa e não ficando parados neste momento de isolamento social.


A Dataci tem participado juntamente com a SEMESP levando internet de qualidade para que essas lives possam acontecer da melhor forma possível.


Melhorias nos serviços da Agência Virtual (Emissão Nota Fiscal Avulsa)

Com a situação de isolamento social, medida adotada para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), a SEMFA solicitou melhorias no processo de emissão da nota fiscal avulsa, onde sua emissão passaria a compor relatório em PDF e a validação da nota fiscal avulsa através da Agência Virtual no Site da PMCI.


Como era antes:

O contribuinte presidencialmente na SEMFA solicita a DAM (devido a pandemia, este processo hoje está sendo feito presencialmente).

Após o pagamento da DAM ser efetivada pela TESOURARIA, o Fiscal libera a emissão da nota fiscal avulsa em formulário próprio (A4) em impressora matricial e entrega ao contribuinte, neste momento, não há como validar a nota fiscal avulsa emitida, pois a impressão não gerava codificação para validação.


O que mudou:

Após pagamento da DAM, o contribuinte envia para a SEMFA e-mail solicitando a emissão da Nota Fiscal Avulsa, a SEMFA confere o pagamento e emite a nota fiscal no formato em PDF, após emissão, envia por e-mail a nota fiscal para o contribuinte e através do site da PMCI na Agência Virtual, o mesmo realiza a validação da emissão da Nota Fiscal Avulsa para os efeitos legais.


Próximo passo: O Contribuinte fará a emissão da Nota Fiscal Avulsa através da Agência Virtual após pagamento da DAM e liberação do Sistema Tributário.


Novo IPTU 2020 via Whatsapp

A Dataci criou uma ferramenta para agilizar os atendimentos da Secretaria Municipal de Fazenda de Cachoeiro, um canal de atendimento por WhatsApp para facilitar o acesso aos novos boletos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2020, gerados a partir da prorrogação do prazo para pagamento do tributo.

No aplicativo de mensagens, o contribuinte deve entrar em contato pelo número (28) 98803-9552, enviando a sigla “IPTU”. Automaticamente, ele receberá resposta com o link de acesso à página de emissão do boleto na internet, na qual será requisitado o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel.


Além de tornar mais prática a emissão do documento, a novidade, implementada, é uma medida preventiva contra o novo Coronavírus.


Todo novo recálculo, bem como a disponibilização dos novos boletos, em folha única, onde o entendimento está mais fácil para o munícipe, foi desenvolvido pela Dataci, e se encontra na Agência Virtual.


Serviços Online

Com o novo decreto nº 6084, que suspende as atividades presenciais nas repartições públicas municipais, a Prefeitura de Cachoeiro lembra que a população pode acessar diversos serviços de modo on-line, mantidos com suporte da Companhia de Tecnologia da Informação do município - Dataci.


Na página Cachoeiro Agência Virtual (prefeitura.cachoeiro.es.gov.br/servicos), está disponível uma série de atendimentos e informações ao cidadão, que incluem consultas de processos e emissão de certidões negativas e guias de impostos, como o IPTU, por exemplo.


Também há uma área específica para empreendedores, com orientações para abertura de empresas; emissão do Alvará de Licença para Funcionamento; emissão da guia do ISS Fixo (serviços contábeis e profissionais autônomos); consulta à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE); consulta de licenciamento ambiental; informações sobre compras públicas e sobre os incentivos fiscais para instalação de empresas.


Os servidores da Prefeitura, por sua vez, podem consultar, na plataforma, o andamento de processos relativos à sua vida funcional; o seu contracheque e Instruções Normativas, além de imprimir formulários para requerimentos.


Sistema de Vídeo Conferencia WebEx da Cisco

Visando dar continuidade dos serviços internos da PMCI para o atendimento ao munícipe, a DATACI buscou a plataforma de colaboração mais segura do mercado mundial, a Cisco WebEx, empresa líder no mercado de reunião virtual oferecendo áudio, vídeo e compartilhamento de conteúdos integrados e reuniões via web usando navegador, dispositivo móvel ou de vídeo.


Para isso, a DATACI em parceria com a Cisco, criaram salas virtuais para reuniões do Prefeito, com seus Secretários e suas equipes de trabalhos.


As salas de reuniões através o Webex, criam oportunidades de continuação dos serviços no formato Home Office na PMCI, DATACI e demais Secretarias. Como por exemplo, o acompanhamento de projetos em andamento e a validação de serviços realizados por contratos à PMCI.


Atendimento das atividades remotas dos colaboradores da PMCI pelas equipes Canal e Infra

Neste momento de isolamento social e serviços Home Office na PMCI, as gerências de Infra e Canal, viabilizam a criação dos serviços no Datacenter da DATACI, bem como as configurações e acessos nos equipamentos residenciais dos servidores para o trabalho que será realizado em suas casas para o atendimento ao munícipe e o andamento do expediente da secretaria onde trabalha.


Com o distanciamento sendo a principal forma de prevenção, a tecnologia da informação é ferramenta importantíssima neste momento, e a Dataci tem se colocado a disposição da PMCI e da população, tanto para atender como para implementar novas ferramentas para que isso possa ocorrer sem prejuízos as atividades.


publicada em 24/06/2020 às 14:19.