Notícias

Dataci pronta para unificação de Banco de Dados


Tribunal de Contas-ES determinou que em 2020 as prestações de contas sejam unificadas entre Legislativo e Executivo







A partir deste ano, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) terá apenas uma fonte de informações contábeis que é a prestação de contas mensal (PCM). Segundo o TCE, a medida evitará o retrabalho dos municípios e órgãos públicos, que hoje encaminham até quatro remessas, sendo três somente ao TCE-ES. Além da PCM, enviam a prestação de contas anual e os relatórios fiscais para o sistema LRF-Web.


Após participar do evento em Vila Velha-ES sobre o assunto em novembro de 2019, onde foram apresentadas todas as nuances deste novo modelo, o diretor de tecnologia da Dataci, Elcio Paes de Sá Neto, se mostrou tranquilo, pois já estava nos planos este investimento, que permitiria sem nenhum problema a unificação dos Bancos de Dados.


A Dataci sempre buscou oferecer a Prefeitura de Cachoeiro tudo de melhor com relação a tecnologia, e mais uma vez cumpre seu papel, adquirindo 2 novos servidores Dell R740 com configurações específicas para banco de dados que deixa o município prontamente para atender de imediato mais uma solicitação do Tribunal de Contas”, comentou Elcio.


Este investimento também já antecipa algumas mudanças que foram anunciadas ao final de 2019 pela ORACLE (sistema de banco de dados de todos os outros serviços da PMCI) de que algumas versões dos seus sistemas não mais teriam suporte e manutenção a partir de meados de 2020, fazendo com que as novas versões precisem de máquinas mais potentes do que as utilizadas hoje, concluiu o diretor.


Esses servidores fazem parte do Plano de Investimento, e chegaram na hora certa, pois com a determinação do TCE-ES de que todas as informações do Executivo, Legislativo e Autarquias precisam estar em um só sistema e utilizando o Banco de Dados Único a partir de 2020, a infraestrutura hoje presente na Dataci permite que isso seja feito de forma rápida e eficiente.


Nós, junto a Secretaria de Fazenda da PMCI, entendemos bem o objetivo do Tribunal de Contas que optou pelo repositório único. Todas as informações necessárias serão geradas, promovendo os princípios da eficiência, transparência e economicidade. A Dataci sempre fornece ao Governo Municipal ferramentas e mecanismos de segurança para execução de suas tarefas seja para o munícipe ao para atender aos órgãos superiores”, completou o presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado.


publicada em 08/01/2020 às 17:38.