Notícias

Investimentos tecnológicos na DATACI visam melhorar atendimento ao cidadão


A tecnologia é, na verdade, um pilar da gestão. Não existe gestão sem tecnologia.







O principal ativo de qualquer empresa privada ou órgão público é a informação. Quando se fala em um setor de tecnologia, geralmente as pessoas lembram da informática e assuntos relacionadas a computadores, impressoras e internet, mas a TI (Tecnologia da Informação) é algo mais abrangente. Esta divisão é responsável pela organização dos recursos tecnológicos e humanos com objetivos estratégicos, onde a informação passa a ter peso de decisão, contribuindo para o desenvolvimento de uma entidade.

 

É o caso da Companhia de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim – DATACI, que tem a finalidade específica de prestar serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) a todos os órgãos e entidades que integram a Administração Pública Municipal. Destes serviços podemos citar:

 

  • Serviços de Data Center (virtualização de servidores, hospedagem de ativos de TIC, hospedagem de sites, sistemas e serviços, banco de dados, backup e armazenamento de dados storage);
  • Comunicação e Conectividade (e-mail corporativo, registro de domínio, acesso à internet e acesso à rede metropolitana);
  • Sistemas de Informação e Websites (desenvolvimento e manutenção de sistemas e desenvolvimento e manutenção de websites).

 

Estes serviços estão sendo aprimorados e outros implantados com o Plano de Investimento que está sendo executado na DATACI. Para o Diretor de Tecnologia da Informação, Marcelo Cornélio, os recursos serão aplicados em 3 vertentes: expansão da rede metropolitana de fibra óptica que permitirá ampliar os serviços prestados ao cidadão em diversas áreas, como saúde, educação e mobilidade urbana; capacitação de servidores para desenvolvimento e customização de softwares e aplicativos de serviços públicos; e ampliação da capacidade de processamento e armazenamento de dados por meio da aquisição de estações de trabalho e ampliação do Datacenter (centro de processamento de dados).

 

Segundo o Diretor-Presidente da Dataci, Carlos Henrique Salgado, a Companhia tem como meta a modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia digital integrada, que irá melhorar a capacidade de pensar e executar a tecnologia de informação (TI) do Município, possibilitando a oferta de mais e melhores serviços eletrônicos. “O programa servirá para fortalecer a capacidade de governança em Tecnologia da Informação do Município, que consequentemente, quem ganhará é a população com melhores serviços”, disse Salgado.

 

Para ele, o desenvolvimento tecnológico é um benefício que deve ser usado em todo o processo de gerência de um município. “A tecnologia é, na verdade, um pilar da gestão. Não existe gestão sem tecnologia. Sendo ela um pilar, deve ser incorporada a todas as áreas. É com ela que fazemos mais com menos”, ressalta Salgado.

 

Ampliação do Link de Internet
Após processo licitatório, a Dataci realizará upgrade de seus dois link de dados. Atualmente o Link principal de 300mbps passará a ter 500mbps de velocidade e o link secundário de 40mbps passará a ter 200mbps de velocidade, o que dará melhorias consideráveis no acesso à Internet pela Rede Metropolitana e consequentemente o acesso de todos os órgãos e entidades que integram a Prefeitura de Cachoeiro.

 
“Esta ampliação foi realizada exclusivamente com o objetivo de melhorar os serviços de acesso à Internet já oferecidos pela DATACI e dar sustentação aos projetos em andamento e os que estão projetados para serem lançados em breve”, ressalta Marcelo Cornélio.


publicada em 16/05/2018 às 15:32.



W3layoutss