DATACI - Cachoeiro terá laboratório de criatividade e inovação

Notícias

Cachoeiro terá laboratório de criatividade e inovação


Anúncio foi feito pelo Prefeito Victor Coelho durante o I Workshop de Inovação na Gestão Pública







O Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, participou nesta última terça-feira (12) do I Workshop de Inovação no Setor Público realizado pela DATACI. Na ocasião o Chefe do Executivo Municipal anunciou a criação do Laboratório Cachoeiro + Criativo + Inovador e elogiou a iniciativa da DATACI em prover a cidade com um espaço de capacitação e geração de soluções inovadoras, visto que a inovação é o pilar central de uma Gestão Estratégica de sucesso.

 

O Lab Cachoeiro + Criativo + Inovador será instalado no Polo UAB por meio de uma parceria com a Prefeitura e a DATACI.

 

Victor Coelho compareceu ao workshop juntamente com o Vice-Prefeito, Jonas Nogueira e destacou a importância do maior investimento já realizado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na história de Cachoeiro, sendo um montante que ficará na casa dos 10 milhões de reais até 2020, bem com a importância do workshop para difundir a cultura da inovação entre os servidores públicos.

 

O facilitador do workshop e idealizador do Lab Cachoeiro + Criativo + Inovador e Diretor de Gestão da DATACI, Marcelo Vivacqua, disse que “O Lab Cachoeiro terá um modelo diferenciado de todos os espaços de criação do Brasil, além de ser o primeiro a ser implantado na esfera municipal e estadual do Espírito Santo”, disse Vivacqua.

 

Traremos para Cachoeiro o modelo que conheci nas grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício com Google, Facebook etc. Enquanto os espaços destinados a este propósito têm como público-alvo atores do mundo da tecnologia, startups e empreendedores em geral, o Lab Cachoeiro + Criativo + Inovador também terá como foco adolescentes e jovens, pois a cultura da inovação tem que ser adquirida na base”, concluiu Marcelo.

 

A coordenadora do Polo, Joelma Celin destacou que “A criatividade no dia-a-dia é fundamental, bem como, a inovação. O Polo UAB de Cachoeiro de Itapemirim tem a satisfação de ser parceiro da DATACI, abrigando em sua estrutura o projeto piloto do setor público municipal Lab Cachoeiro + Criativo + Inovador".


I Workshop de Inovação

Foi realizado no último dia 12 na UNIP em Cachoeiro o I Workshop de Inovação no Setor Público. O evento contou com representantes de diversas Secretarias, Procuradoria e Controladoria do Município, Câmara de Vereadores e representantes da população. Foram realizadas diversas atividades voltadas à geração de ideias criativas e inovadoras que resultaram em sugestões para resolver problemas em diversas áreas como Saúde, Educação, Defesa Civil etc. Todas as soluções foram desenvolvidas com base no uso da Tecnologia da Informação e algumas delas poderão ser aplicadas no Plano de Expansão e Modernização do Parque Tecnológico DATACI a ser realizado nos próximos 3 anos.

 

O Presidente da DATACI, Carlos Henrique Salgado destacou a importância do plano. “A aprovação do plano de investimento e a confiança que o Sr. prefeito depositou em nossa gestão, bem como as parcerias que estão sendo criadas com as Secretarias, Autarquias, Câmara Municipal, Polo UAB e IFES nos permitirão assegurar a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes do Programa de Governo. A reestruturação da DATACI e o novo modelo de negócio desenvolverão de maneira estruturada as ações relacionadas com o planejamento, formulação, e execução de planos de tecnologia, informação e comunicação, relacionados às suas respectivas áreas de competência e atendimento ao cidadão”, disse Salgado.

 

Já o Diretor de Tecnologia da Informação da DATACI Marcelo Cornélio percebeu no âmbito tecnológico a importância da criatividade e da inovação no contexto competitivo. Ele enfatizou a exploração de estratégias para desbloqueio da capacidade de geração de ideias, aplicando o conhecimento em situações práticas, notadamente utilizando estas estratégias para criação de novos produtos, processos e serviços. “Produtos e serviços que constituem a proposta de Valor de uma empresa, quando proporcionam uma experiência positiva e diferenciada, garantem grande vantagem competitiva. Neste sentido, a iniciativa do Laboratório de Criatividade e Inovação, para gerar Produtos e Serviços inovadores é de suma relevância para o contexto e momento atual do município de Cachoeiro de Itapemirim”, ressalta, Cornélio.

 

Os participantes preencheram um questionário que ajudará a traçar o diagnóstico do estágio da inovação no âmbito da Prefeitura e órgãos da Administração direta e indireta e as estratégias a serem implementadas para fazer com a inovação se torne parte do cotidiano das atividades dos servidores públicos contribuindo para a agilidade, eficiência e economia nos processos resultando benefícios para o cidadão Cachoeirense.

 

Mais informações sobre o workshop e o Lab Cachoeiro + Criativo + Inovador podem ser obtidas por meio do e-mail: marcelo.vivacqua@dataci.es.gov.br

 

Confira mais fotos do evento clicando no link abaixo:

 

https://www.flickr.com/photos/158037494@N07/albums/72157690992214205


publicada em 15/12/2017 às 11:05.



W3layoutss