DATACI - DATACI realiza entrega de bens inservíveis para projeto social

Notícias

DATACI realiza entrega de bens inservíveis para projeto social








A DATACI fez a doação de vários bens inservíveis para a Escola Fraternidade e Luz, no Bairro Sumaré, que executa projeto de reutilização de sucatas de computadores como material básico para atividade prática e pequenos projetos.

 

O objetivo da ação é atuar em conjunto com a sociedade em prol do meio ambiente, promovendo a conscientização dos riscos dos materiais eletrônicos e de informática serem descartados de maneira incorreta, já que possuem em sua fabricação materiais como chumbo, cádmio, níquel, mercúrio e outros diversos. Além disso, por se tratar de um projeto de iniciação científica contribui com a formação profissional dos alunos “Queremos eliminar descarte em terrenos baldios ou armazenados de forma incorreta, pois podem se tornar criadouros do mosquito da dengue e outras endemias. Espero que os jovens que vão fazer uso desses equipamentos possam tirar bom proveito com a reciclagem”, destacou o Diretor-Presidente da DATACI, Carlos Salgado.

 

O projeto de reutilização é idealizado e coordenado pelo professor Jocimar Fernandes e realizado com a colaboração dos monitores universitários André Rubim Mattos e Paulo Ricardo de Souza Lima. A ação é um projeto de iniciação científica júnior da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES, juntamente com a Faculdade Multivix de Cachoeiro e a própria Escola. O técnico em eletrônica, Marildo Thomaz vai ensinar os alunos fazer o trabalho de recuperação dos componentes.

 

“Para nós é uma grande satisfação participar deste projeto, pois neste trabalho de parceria, nos dá a oportunidade de ajudar as instituições no processo de formação e aprendizado dos seus alunos, com equipamentos classificados como inservíveis que ainda podem ser úteis por mais tempo e contribuir na formação dos discentes”, relata o Diretor de Tecnologia da Informação da DATACI, Marcelo Cornélio.

 

"Com o desenvolvimento acelerado do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a velocidade com que os equipamentos e insumos se tornam ultrapassados (nível de obsolescência) também acompanha o mesmo ritmo. Essa substituição rápida acaba resultando em um grande volume do chamado lixo eletrônico ou e-lixo. A DATACI seguindo a sua linha de adotar procedimentos sustentáveis nas suas ações resolveu o problema a partir da criação de um convênio com instituições que possam aproveitar os materiais agregando valor por meio da sua utilização no processo de aprendizado dos alunos. Trata-se uma sinergia perfeita de preservação do meio ambiente e geração do conhecimento”, avaliou o Diretor de Gestão, Marcelo Vivacqua.

 

Após a fase de desmontagem, cada peça será testada. As reaproveitáveis serão empregadas na criação de pequenos projetos de eletroeletrônica e de kits didáticos para uso prático em laboratório.

 

Confira mais fotos em nossa página no  Facebook: https://www.facebook.com/dataci.es/


publicada em 20/11/2017 às 09:12.



W3layouts