DATACI - DATACI participou da equipe vencedora da Startup Weekend Governo 2017

Notícias

DATACI participou da equipe vencedora da Startup Weekend Governo 2017


O projeto vencedor visa reduzir a sonegação fiscal do ISS







Ocorreu em Vitória nos dias 17 a 19 de novembro o Startup Weekend Governo, evento integrante da Semana Global do Empreendorismo. O evento ocorre em vários países de forma simultânea e se caracteriza como o maior voltado às startups. "Startup" se constitui em uma empresa em fase inicial de atividades constituida por um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável e trabalhando em condições de extrema incerteza.  


A edição GOVERNO (GOV), é uma grande oportunidade dos empreendedores colaborarem com o setor público e lançar ideias que resolvam problemas reais na esfera governamental. 


O Startup Weekend GOV reuniu empreendedores, designers, programadores e agentes públicos num fim de semana intenso de muito trabalho, oficinas e mentorias. Durante 54 horas de imersão, os participantes tiveram a oportunidade de construir um modelo de negócios em diferentes aplicações e avaliar a viabilidade desses negócios com os mentores presentes, todos com vasta experiência no mercado digital e no setor público. Mais de 13000 empresas/negócios já foram criadas a partir de ideias sugeridas em edições do Startup Weekend realizadas em mais de 100 países.


O Diretor de Gestão da DATACI, Marcelo Vivacqua integrou a equipe que se sagrou vencedora com um sistema informatizado que permite ás prefeituras identificar empresas que praticam a sonegação do imposto sobre serviços ISS, gerando um expressivo aumento de receita para os municípios. Este sistema se  constitui em uma ferramenta poderosa para permitir aos gestores obter mais recursos para serem investidos em áreas essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos como Saúde, Educação, Segurança Pública, Mobilidade Urbana etc.


Além do Diretor Marcelo Vivacqua, a equipe vencedora teve como membros o autor da ideia do sistema de Business Intelligence (Inteligência em Negócios), o advogado tributarista Hygoor Jorge Cruz Freire, o designer gráfico João Pedro Salles, o estudante de Engenharia da Computação Sandro Azevedo Almeida e o especialista em TI Carlos Lacerda Lopes. Business Intelligence pode ser traduzido como um conjunto de técnicas e ferramentas que permite a organização e análise das informações para suporte e tomada de decisão. 


O Secretário da Fazenda do município de Cachoeiro de Itapemirim , Rogelio Pegoretti Caetano Amorim opinou sobre o sistema inovador: "A importância de ter esse sistema se dá por vários fatores:  o primeiro deles é a possibilidade de acréscimo na arrecadação dos municípios; em seguida, vem a necessidade de intercâmbio de informações entre os diferentes municípios, promovendo a inteligência fiscal; e, por último, a obrigação do agente público de cumprir os mandamentos legais e constitucionais, e atuar no combate à sonegação fiscal, tendo ainda uma importância relacionada ao benefício indireto da ferramenta que é a melhoria nas condições sociais do município (saúde, educação, lazer, segurança, etc) que serão proporcionados pelo aumento da arrecadação.


Para o Diretor Marcelo Vivacqua foi uma grande experiência participar de um evento onde foi possível ampliar a rede de relacionamento com diversos atores dos setores público e privado e trazer ideias que possam ser implementadas no município de Cachoeiro de Itapemirim. "Estamos vivendo em um mundo globalizado e conectado. As soluções para os problemas das cidades não são construidas dentro das repartições públicas mas sim em parceria com atores representantes de diversos segmentos da sociedade. O Startup Weekend Gov, assim como o Workshop de Inovação que será realizado no dia 12 de dezembro na UNIP, são exemplos de atividades que permitem a construção conjunta de soluções que resultam em produtos e serviços com maiores possiblidades de atender melhor às necessidades da população. Este é o modelo de Inovação Aberta, onde a colaboração e a reunião de múltiplas competências gera sinergia de resultados, uma característica da gestão municipal e da da DATACI", finalizou Marcelo.

publicada em 24/11/2017 às 08:31.



W3layouts